acompanhe nosso grupo, noticias atualizadas todos os dias
A deputada federal por Mato Grosso, Amália Barros (PL), morreu na madrugada deste domingo (12), aos 39 anos. Ela estava internada no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, em São Paulo, na Unidade de Terapia Intesiva (UTI) após passar por cirurgia no pâncreas e sofreu complicações no processo de recuperação.
Ela foi internada em 1º de maio e passou por cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas na quinta-feira (2).
No sábado (4), foi divulgado que a deputada apresentou "melhora expressiva", após segundo procedimento cirúrgico.
Na terça-feira (7), passou por um procedimento de drenagem de vias biliares, que visa a retirar o líquido biliar acumulado em excesso no fígado.
A deputada era vice-presidente do PL Mulher Nacional.
Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.
Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras